Título: Para crescer, Tempest teve de vir para o Sudeste
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2005, Economia, p. B12

Localizada no Porto Digital, a Tempest, empresa que faz segurança da informação - especialista em computador e infra-estrutura de rede -, tem entre os clientes a ONS (agência do governo ligada à energia elétrica), o grupo Sendas, a OAB federal, a Secretaria da Receita Federal em Brasília e a Motorola. Seu faturamento cresceu 110% de 2003 para 2004 e deve crescer mais 140% em 2005 em relação ao ano passado (a empresa não divulga valores). Em agosto do ano passado, a Tempest abriu escritório em São Paulo. Seu plano é desenvolver o trabalho no Recife, implementando-o em São Paulo e Brasília, onde se concentra a clientela, e mais para a frente, na Europa. "A produção tecnológica pode ser feita aqui sem problemas, com qualidade e metodologia", afirma um dos diretores e sócio-fundadores, Cristiano Lincoln, 26 anos. Antes, lembra, quem gostava da área de segurança da informação tinha que ir para o Sudeste ou para o exterior. "Hoje a Tempest importa mão-de-obra qualificada."

No quadro de pessoal da empresa constam um mineiro, um cearense e um inglês que ainda não fala português, mas não entra em apuros porque o inglês é a segunda língua do Porto Digital.

A Tempest tem três dos 50 profissionais brasileiros com certificação da CISSP e um dos dois profissionais da América Latina com certificação da SSCP (os dois mais respeitados certificados do mundo). A empresa conta hoje com 22 empregados e não pretende ultrapassar os 100 funcionários, segundo Lincoln, mantendo-se enxuta com alta rentabilidade. O próximo passo da Tempest é fazer parcerias para exportar serviços de segurança e manutenção de segurança para países da União Européia.