Título: Prioridade ainda é revitalização do centro
Autor: Ricardo Brandt, Bruno Paes Manso e Iuri Pitta
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2005, Metrópole, p. C1

Apesar de acumular as tarefas da Secretaria de Serviços, que administra o contrato de R$ 20 bilhões com as empresas de coleta de lixo, o subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, garante que a revitalização do centro continua sendo sua prioridade. "Não vai faltar tempo porque é possível formar boas equipes para cuidar dos dois trabalhos", disse o subprefeito e secretário. Matarazzo diz que, no novo cargo, vai dar especial atenção ao Departamento de Iluminação Pública (Ilume). "Colocar iluminação pública em todas as ruas da cidade é uma missão." Os dois postos acumulados por Matarazzo não são provisórios. A idéia é que ele permaneça com as duas funções. Em breve, devem ser anunciadas mudanças nas tarefas da Secretaria de Serviços. A Prefeitura estuda ainda uma forma para que os serviços de varrição, atualmente nas mãos da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, sejam coordenados com o serviço de coleta de lixo. Uma solução possível seria passar a coleta de lixo para as subprefeituras. Mas Matarazzo negou que a mudança planejada seja essa.

VIAGEM

A ex-secretária Maria Helena Orth alegou, na carta de demissão, que deixa o cargo por motivos pessoais e de saúde. Tucanos ligados ao governo disseram que ela não conseguiu se adaptar ao cargo público. A secretaria evitava a todo custo falar com a imprensa, por exemplo. Na carta, a ex-secretária mencionou o problema ao prefeito: "Vossa excelência, talvez, necessite ter à frente da secretaria, mais do que um especialista na área, uma figura com forte presença política".

A gota d'água, no entanto, foi a viagem de 20 dias feita pela ex-secretária ao exterior. A decisão tomada ainda nos primeiros meses de gestão pegou mal junto ao prefeito.

MELHOR AMIGO

Para achar o substituto de uma das pastas que mais acumulam problemas, o prefeito José Serra pediu a ajuda de um de seus melhores amigos. No réveillon deste ano, depois de participar dos festejos na Avenida Paulista, Serra e sua mulher, Mônica, jantaram na casa de Andrea Matarazzo.

A atuação do subprefeito da Sé tem agradado Serra pela boa repercussão das ações que ele tem comandado, principalmente na Cracolândia. As medidas têm a visibilidade desejada e, depois do trabalho realizado, o subprefeito ainda acompanha o desenvolvimento dos acontecimentos. Essa seria uma postura administrativa a ser seguida pelos outros secretários. .