Título: PTB divulga nota de apoio a Jefferson
Autor: Cida Fontes e Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2005, Nacional, p. A5

A Comissão Executiva Nacional do PTB divulgou ontem nota de apoio ao presidente do partido, deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), apontado por um diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Maurício Marinho, como chefe de um suposto esquema de cobrança de propinas na ECT e em outras estatais. Na nota, o PTB reitera sua confiança em Jefferson e afirma que ele foi citado "de forma leviana, indevida e criminosa" na reportagem da revista Veja. "Não há nem nunca existiu qualquer esquema de corrupção envolvendo o partido. Os fatos noticiados dizem respeito ao funcionário Maurício Marinho e estão circunscritos, exclusivamente, à sua própria pessoa", afirma a nota assinada pela Executiva do PTB.

O texto acrescenta que Marinho "não pertence aos quadros do partido e não mantém relacionamento pessoal ou profissional com sua presidência nacional". O PTB afirma ainda que o diretor de Administração da ECT, Antonio Osório, chefe de Marinho na estatal, decidiu se afastar do cargo para que a investigação possa ser feita "de forma rápida e transparente". Segundo a nota, Antonio Osório autorizou a quebra de seu sigilo bancário e fiscal.

SEM CONTROLE

No mesmo sentido, o secretário-geral do PTB, deputado Luiz Antônio Fleury Filho (SP), disse que o partido não tem controle sobre o número de cargos que ocupa no governo. Ele negou a informação de que o número de postos do PTB dentro do governo chegue a cerca de 2 mil. Segundo Fleury, não totalizam 100.

Na avaliação do deputado, na conversa gravada o funcionário Maurício Marinho "queria demonstrar intimidade com o governo". Portanto, segundo Fleury, não procederiam as informações de que Marinho seria uma das pontas de um esquema partidário de corrupção dentro do governo federal.

O deputado informou que a nota divulgada ontem pela executiva nacional do partido, defendendo o deputado Roberto Jefferson, foi elaborada após consulta à maioria de seus membros, já que muitos deles não estavam em Brasília.

Fleury e o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), trataram das denúncias publicadas pela imprensa numa reunião que se estendeu das 11h45 até as 16 horas de ontem. Durante algum tempo, a reunião contou com a participação de Jefferson e, também, do Antônio Osório Menezes Batista.

Antes da reunião, Osório entregou à diretoria da ECT carta pedindo seu afastamento, que foi aceito pela diretoria da estatal.