Título: Juízes vão interpelar casal Garotinho por criticar sentença
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2005, Nacional, p. A7

A Associação de Magistrados do Estado do Rio (Amaerj) decidiu ontem interpelar judicialmente a governadora Rosinha Matheus e seu marido, Anthony Garotinho, secretário de Governo e presidente estadual do PMDB, pelos ataques à juíza Denise Appolinária dos Reis Oliveira, da 76.ª Zona Eleitoral de Campos. Na semana passada, ela os condenou à inelegibilidade por 3 anos, por uso da máquina para favorecer o candidato de seu partido na cidade. Em programa de rádio, Rosinha e Garotinho acusaram-na de ser parcial, vingativa e ligada a partidos e de perseguir o candidato do PMDB.

Para a diretora da Amaerj Letícia Sardas, a ação é uma oportunidade para o casal explicar suas acusações. "O que temos até agora são notícias bastante assustadoras. Mostram violenta violação da ordem jurídica e dos princípios democráticos." A entidade convocou todos os juízes para ato público amanhã em Campos, "em defesa da juíza e da democracia".

A sentença de Denise também afastou Carlos Alberto Campista (PDT) da prefeitura de Campos. O presidente da Câmara, Alexandre Mocaiber (PDT), seu aliado, tomou posse ontem e avisou que não mudará nada.

Campista recorre da sentença e disse confiar "que voltará ao cargo". Ele afirmou que não criticará a juíza, pois isso "não contribui para a democracia".

Ontem, o ex-candidato a vereador Jocinaldo Elias da Silva (PL) revelou ter pago o voto de 300 pessoas no candidato do PMDB à prefeitura, Geraldo Pudim, que o PL apoiava. Eles disse que a diretriz foi passada em reuniões do partido, e pelo menos duas delas comandadas por Garotinho. "Refuto as acusações", reagiu Sérgio Mazzillo, advogado de Garotinho. "Era um candidato inexpressivo. Vou ver se vale a pena perder tempo com isso."