Título: Achados 50 corpos em 2 dias no Iraque
Autor: AP, Reuters e AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2005, Internacional, p. A10

Pelo menos 8 corpos de iraquianos assassinados foram encontrados ontem perto de um dique em Bagdá, elevando para mais de 50 a quantidade de cadáveres achados desde domingo na cidade e arredores. Os corpos seriam de sunitas, mortos a tiros ou decapitados. A polícia informou que dois sobreviventes relataram ter sido presos por membros das forças iraquianas e levados para uma área pouco povoada, onde receberam os tiros. Outras 24 pessoas foram mortas ontem em emboscadas e atentados. Os corpos decapitados de dois jornalistas iraquianos que trabalhavam para uma TV do Kuwait, e o de seu motorista foram achados ao sul de Bagdá.

Líderes sunitas exigiram uma investigação e acusaram as forças de segurança, dominadas por xiitas, pela matança. Num gesto conciliatório, o primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari anunciou que o Exército e a polícia não vão mais realizar incursões em mesquitas sunitas, em busca de rebeldes. Ele prometeu investigar as mortes.

Jaafari visitou ontem o mais influente clérigo xiita, o grão-aiatolá Ali al-Sistani, e ambos discutiram meios para participação dos sunitas no processo político. Outra demonstração de que os xiitas temem o crescimento da luta sectária foi o reaparecimento, ontem, do clérigo radical Muqtada al-Sadr, que não vinha a público desde que seus combatentes enfrentaram em agosto as forças americanas, em Najaf. Al-Sadr voltou a exigir a retirada das forças de ocupação e um castigo para Saddam.

CHARLES GRANER

De acordo com o semanário britânico The Sunday Times, o soldado americano Charles Graner, tido como o líder nos abusos na prisão de Abu Ghraib, se casou secretamente com a soldado Megan Ambuhl, também envolvida no escândalo. Graner mantinha ao mesmo tempo um relacionamento com Megan e com a soldado Lynndie England, que aparece em várias fotos de maus-tratos. Ele seria o pai do filho de 7 meses de Lynndie.