Título: 'Foi descuido de quem apoiava e não estava lá'
Autor: Ana Paula Scinocca , Gustavo Porto , Jane Miklasev
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2005, Nacional, p. A8

"Sr. presidente, sras. e srs. senadores, testemunhamos agora uma das maiores molecagens feitas pelo Senado Federal." DEMÓSTENES TORRES (PFL-GO) "Sr. presidente, se isso corresponde a uma pequena mesquinharia de candidato pequeno a governador de São Paulo (...) Se isso corresponde a uma tentativa de troca, ou seja, nós aprovamos o sr. Alexandre de Moraes em troca de deixarem o governo continuar roubando nos Correios, foi bom não ter sido aprovado o nome do sr. Alexandre de Moraes, porque a CPI é irreversível, e não fazemos acordo com chantagista de paletó nem de espécie alguma." ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM) "Creio que a experiência de hoje pode ser uma importante lição. É uma lição para que possamos debater as diferenças com transparência e de forma pública." ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP) "Ele quer dar lição para nós! Falso! Falso!" (fala fora da tribuna, enquanto Mercadante discursava). TASSO JEREISSATI (PSDB-CE) "O senador Arthur Virgílio assomou à tribuna e fez um discurso que não deveria ter feito. S.Exa. não deveria ter usado aqueles termos nem aquela argumentação." ROBERTO SATURNINO (PT-RJ) "Ele (Saturnino) estava muito bonzinho recentemente, mas agora quer voltar a ser alguém que não é. A coragem dele não existe." ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA) "Não fui apenas citado, fui insultado pelo senador Antonio Carlos Magalhães, a quem conheço há muito tempo. Sei da sua história, sei de todas as acusações que pesam sobre ele. É um histórico golpista, puxa-saco de governos." SATURNINO "Quem deveria estar sentado na sua cadeira era Carlos Lupi. Porque o senhor vendeu o mandato." ANTONIO CARLOS Christiane Samarco BRASÍLIA O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), negou ontem que tenha patrocinado uma operação para derrotar a indicação de Alexandre de Moraes para o Conselho Nacional de Justiça. "Quem tem de cuidar da candidatura é quem a patrocina. É uma leviandade querer que eu assuma a responsabilidade pela articulação da candidatura da oposição, que derrotou a nossa na Câmara", protestou.

Ao Estado, Mercadante admite que há problemas na base do governo, mas diz que eles não estão no Senado. "O problema está na relação do governo com os partidos. O governo precisa melhorar sua capacidade de articulação para que o ambiente político melhore no Congresso."

PFL e PSDB dizem que o sr. articulou a recusa de Moraes.

Articulação houve contra o José Fantine (recusado para a Agência Nacional de Petróleo), 11 votos a 10. Ter 16 votos contra numa votação secreta é normal. O indicado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi aprovado com 15 votos contra e 4 abstenções. O que houve no caso do Moraes, que é do PFL, foi um descuido de quem patrocinava a candidatura e não estava lá. Bastava a presença dos dois pefelistas que compareceram à votação seguinte, entre eles o paulista Romeu Tuma, e Moraes seria aprovado. Com os dois tucanos e os oito do PMDB, que também se ausentaram, sobraria voto.

Por que, então, o acusam?

Porque meu papel de líder do governo é de São Sebastião; uma flecha por dia. Segundo, porque Moraes é de São Paulo e, terceiro, porque houve disputa na Câmara e Sérgio Renault foi derrotado.

A oposição diz que foi vingança. O governo tem direito a isso?

Acho que não tem. Se pudéssemos, teríamos reconstruído o processo, mas ontem o debate estava muito acirrado

Seu discurso a favor de votar o nome de Moraes mais uma vez foi boa vontade ou arrependimento, como dizem tucanos e pefelistas?

Eu aceitaria a tese de votar de novo até porque havia precedente no Senado, mas não houve consenso. Acho que o Moraes foi um pouco vítima do clima tenso, de insatisfação e confronto que se estabeleceu no Senado. Tivemos dias de nervos à flor da pele e a racionalidade política e o bom senso não prevaleceram. Nesse sentido, assumo a responsabilidade que me cabe.

Isso é um mea-culpa?

Minha função como líder é sempre de preservar a interlocução e a racionalidade, mas ontem houve um clima irracional espontâneo. Se estivéssemos todos atentos, isto não teria acontecido. Mas vamos recompor isto conversando, como em episódios anteriores.