Título: Oposição boicota 9 votações para CNJ
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2005, Nacional, p. A9

Os partidos de oposição no Senado boicotaram ontem as votações das nove indicações que faltavam para ratificar a composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi uma reação à derrubada do nome de Alexandre de Moraes para integrar a instância. A estratégia da oposição foi esvaziar a sessão de ontem, o que impediu que houvesse quórum regimental. Segundo o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), o boicote tem prazo indeterminado.

O clima na sessão de ontem era de ressaca na base governista e de irritação entre oposicionistas. Muitos lamentavam o fato de o conselho, órgão que fará o controle externo do Judiciário, ter sido "atropelado" em meio às conveniências políticas. "É lamentável que o conselho, tão defendido pela opinião pública, tenha sido instrumento de disputas políticas", afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que não estava presente à votação.

Diante da confusão criada por causa da rejeição ao nome de Moraes, um petista disse: "Quiseram dar um susto e acabaram matando o paciente", disse esse senador.

Em todas as votações dos futuros integrantes do CNJ, à exceção da relativa à indicação de Moraes, os partidos encaminharam voto favorável. No momento em que estava sendo votada o nome de Moraes, nenhum líder partidário se manifestou. "Realmente, é uma coincidência. Eu votei a favor de Moraes", afirmou o líder do PT no Senado, Delcídio Amaral.