Título: CPI vai apurar desvio de verba em Rondônia
Autor: Nilton Salinas
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2005, Nacional, p. A9

Depois de afastar sete deputados mostrados pelo Fantástico, da Rede Globo, pedindo propina ao governador de Rondônia, Ivo Cassol (PSDB), a Assembléia Legislativa decidiu ontem abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar denúncia de desvio de dinheiro na educação. Proposta pelo deputado petista Nereu Klosinski, a CPI vai esquentar ainda mais o clima entre o governador tucano e a a bancada petista na Assembléia. Cassol vem apontando o PT como principal responsável por parte dos seus problemas políticos.

"A denúncia é séria, e não tem nada a ver com eu ser ou não do PT. Cassol deve é se explicar. Fica dizendo que sua administração é transparente, mas como contratou 118 familiares seus e de sua mulher, o povo diz que seu governo é traz parente", afirmou.

A troca de farpas entre o governador de Rondônia e a Assembléia Legislativa não teve trégua nem mesmo na noite da última quarta-feira, quando foi determinada perda de mandato temporário - por 30 dias, sem direito a salário - dos sete deputados. .

O governador se irritou porque a senadora Fátima Cleide (PT) integra a comissão do Senado encarregada de apurar as denúncias contra os deputados acusados de cobrar propina e contra Cassol. Fátima Cleide afirmou que Cassol está criando um clima de insegurança e "comprando briga com todo mundo".