Título: Marinha avisa que reajuste não sairá
Autor: Tânia Monteirov
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2005, Nacional, p. A11

Depois do Exército, agora é a vez de a Marinha soltar nota para seus comandados relatando que o Planalto não tem dinheiro para o reajuste de 23% para os militares. A exemplo do comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, o da Marinha, almirante Roberto Guimarães de Carvalho, distribuiu um Boletim de Ordens e Notícias (Bono) em que informa que o presidente Lula, em reunião no Planalto, na semana passada, avisou da "impossibilidade de conceder, no momento, qualquer reajuste salarial para os militares".

Como seu colega, o almirante destaca que Lula "reconhece a legitimidade do pleito apresentado, à vista dos estudos elaborados pelo Ministério da Defesa, com a participação das Forças" e "determinou à área econômica do governo que continue a buscar soluções". Mas ele foi além e disse que levou a Lula suas preocupações com os problemas de remuneração dos servidores civis, a situação orçamentária da Força e a urgente necessidade de implementar o reaparelhamento da Marinha.

Carvalho afirma que "continuará, como já vem fazendo desde que assumiu o cargo, a assessorar e alertar a cadeia superior de comando, não só sobre a questão salarial dos militares, mas também sobre outros temas de importância vital para a instituição: carreira e remuneração dos servidores civis, situação orçamentária e a imperiosa necessidade de aprovação do programa de reaparelhamento".

O comandante da Marinha decidiu fazer o boletim para dar satisfação para a tropa, que está inquieta com o fato de o governo indicar que não há recursos para o reajuste. O aumento foi prometido no meio do ano passado pelo ex-ministro da Defesa José Viegas, depois de acertos com Lula e a área econômica. Em setembro, foram dados 10%, com promessa de pagamento da diferença de 23% até o fim do primeiro trimestre deste ano. Só que o governo não incluiu esta diferença no orçamento deste ano, causando o problema.