Título: Brasileiros estão mais satisfeitos com o País
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2005, Economia, p. B4

A alta dos juros e os desencontros entre os membros da equipe econômica do governo não afetaram o otimismo do consumidor, pelo menos até o início do ano. Pesquisa feita pelo Ibope nas principais regiões metropolitanas mostra que 41% dos brasileiros acham que a situação do País está melhor do que há um ano. É o maior porcentual desde 1999. Para 76% da população, daqui a um ano a situação vai melhorar ainda mais. No início do ano passado, 34% informaram estar satisfeitos com a situação do Brasil, enquanto 72% acreditavam que o novo ano seria melhor. Segundo Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia, a pesquisa avalia o sentimento da população para o ano todo, sem levar em conta situações sazonais.

A pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomercio), por exemplo, mostrava em abril queda do otimismo por parte dos consumidores de São Paulo. Hoje, a entidade divulga nova sondagem sobre o assunto.

Esta foi a sexta edição da pesquisa do Ibope, feita em parceria com a Kantar Media Research, que a desenvolve em 57 países. Na América Latina, os brasileiros são os mais otimistas.

A pesquisa deste ano ainda não foi concluída nos demais países mas, no início de 2004, enquanto os brasileiros otimistas representavam 34% da população, no Chile eram 30%, no México 28%, na Argentina 27%, na Venezuela e Equador eram 25%, na Colômbia 17% e no Peru 16%.

No Brasil, o Ibope ouviu até janeiro 16 mil pessoas entre 12 e 64 anos de idade, de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e interior de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

A pesquisa traça um perfil completo do consumidor, integrando o que ele pensa, faz, consome, lê e assiste. Envolve mais de 300 categorias, como intenção de compras e de que forma o consumidor paga suas contas. "É um instrumento para as empresas direcionarem melhor suas ações e campanhas para atender melhor cada grupo de pessoas", diz Câmara.

O otimismo do consumidor brasileiro pode ser medido, por exemplo, pelo índice de pessoas que afirmou ter intenção de adquirir um automóvel novo ou usado em um prazo de 12 meses. Ao todo, 34% sonham em comprar um automóvel. O estudo informa ainda que 24% dos brasileiros usam cartão de crédito, 18% usam cheque e 17% cartão de débito para pagar as contas.