Título: Prática apenas reproduz cartel que dominou IAA os anos 80
Autor: Suely Caldas e Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2005, Nacional, p. A11

A prática de usar o monopólio como instrumento para garantir vantagens aos dirigentes da instituição que o detém não foi inventada pelos diretores do IRB. É uma cópia reprise do que aconteceu na exportação de açúcar nos anos 70/80, quando dirigentes do extinto Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), que detinha o monopólio das vendas ao exterior, escolhiam as tradings companies estrangeiras com quem operavam, sem critérios definidos e movidos pelo interesse financeiro pessoal dos diretores. Na época, o presidente e o diretor de exportação do IAA eram permanentemente assediados pelos representantes no Brasil dessas empresas importadoras, em busca de preços mais baixos do açúcar que compravam, em troca de generosos agrados aos dois dirigentes do instituto. Como agora no IRB, um grupo de uma dezena de operadores de açúcar era premiado com o privilégio de operar diretamente no Departamento de Exportação do IAA, atuando como uma espécie de cartel de conluio entre amigos, impedindo a entrada de novas empresas.

Havia, sim, diferença entre a prática do IAA e do IRB agora: como o País vivia sob ditadura militar, o esquema de favorecimentos do IAA era circunscrito aos dirigentes, enquanto agora no IRB passa por parlamentares e partidos.

O sistema monopolista permite e facilita esse tipo de prática. Ao deter o monopólio, o IRB age com inteira autonomia e mando, não está submetido a nenhum órgão regulador e fiscalizador e seus dirigentes agem livremente, sem obrigatoriedade de prestar contas. O acionista majoritário, a União, é quase sempre relapso e pouco atento ao cotidiano do instituto. As grandes seguradoras privadas, que detêm 49% das ações, também não se interessam em cobrar transparência na gestão.

No início do governo FHC, o Ministério da Fazenda anunciou a intenção de acabar com o monopólio e privatizar o IRB. Ficou na intenção. No governo Lula, nem isso. .