Título: Mais 2 são presos em Alagoas por desvio de verba da merenda
Autor: Ricardo Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2005, Nacional, p. A14

A Polícia Federal prendeu mais duas pessoas em Alagoas, na Operação Guabiru, que investiga esquema de desvio de verbas do Ministério da Educação para compra de merenda escolar e alfabetização. A PF revelou que o secretário de Finanças de Água Branca, José Roberto Campos, foi preso de madrugada e o empresário Derivande Barbosa dos Santos se apresentou - ele é acusado de intermediar a compra de merenda e fornecer notas frias para as prefeituras. Anteontem foi detido na Paraíba o empresário Luiz Antônio Grossi, acusado de trocar cheques das 11 prefeituras supostamente envolvidas. Com isso, sobe para 29 o número de presos pela operação, entre eles 8 prefeitos, 4 ex-prefeitos, secretários e ex-secretários municipais e dois gerentes da Caixa Econômica Federal. O superintendente da PF em Alagoas, Carlos Rogério Cota, informou que dos 31 mandados de prisão 29 tinham sido executados e há 2 foragidos, mas não quis revelar seus nomes. Segundo a PF, só este ano a quadrilha teria desviado R$ 2 milhões.

Cota disse que a tomada de depoimentos dos integrantes da quadrilha desarticulada pela Operação Gabiru começou ontem. Os interrogatórios serão conduzidos pelo delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues, que comandou a operação e preside o inquérito sobre o caso. Ele será auxiliado por seis delegados federais e um representante do Ministério Público Federal. Os depoimentos sertão acompanhados por técnicos da Controladoria-Geral da União e pelos advogados dos presos.

A PF não confirma, mas diz-se que os dois foragidos sejam o prefeito de Água Branca, Reinaldo Falcão (PSB), e o prefeito de Branquinha, Carlos Eduardo Baltazar Maia (PTB). Os secretários de Finanças dos dois foram presos.

À noite foi grande a movimentação de parentes e advogados na sede da PF, levando colchões e roupas para os presos. Os advogados disseram que aguardam acesso ao decreto de prisão expedido pelo Tribunal Regional Federal.