Título: Misterioso pianista fala só por música
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2005, Internacional, p. A17

Os olhos do homem louro segurando uma partitura parecem doces e assustados. Além disso, pouco se sabe dessa figura enigmática que pode estar na faixa dos 20 ou dos 30 anos. A única certeza é que toca piano com facilidade e confiança. Os jornais o chamam de "homem do piano". Esse homem, medindo cerca de 1,80 metro, foi encontrado em 7 de abril errando numa praia, em roupas molhadas, na Ilha de Sheppey, em Kent. Trajava um terno escuro e camisa branca. As etiquetas tinham sido cortadas de suas roupas, informou Adrian Lowther, um porta-voz do hospital que está cuidando do homem.

Alguns jornais especularam que ele pode ser um homem em busca de asilo ou alguém sofrendo de amnésia depois de um choque terrível - uma perda, uma morte. Mas nada disso pôde ser confirmado, porque ele não se comunicou por palavras - faladas ou escritas - desde que foi encontrado.

Tudo que se sabe, afirmou Lowther, é que, quando as pessoas que o atendiam lhe deram um lápis e uma folha de papel no início de abril, ele desenhou um piano de cauda. E, quando finalmente o levaram até um piano numa capela do hospital, ele se transformou, tocando fluentemente no que pareceu um estilo clássico.

O homem tocou um leque musical que ia de O Lago dos Cisnes, de Tchaikovski, a sucessos populares da dupla Lennon e McCartney. Algumas pessoas compararam seu caso ao do pianista David Helgott, retratado no filme Shine, de 1996, como tendo sido bloqueado por uma doença mental.

Segundo Lowther, ele é tímido ao extremo. "Se você entrasse num quarto com ele, é provável que se escondesse sob as cobertas", disse Lowther. "Ele não se liga a ninguém que tenta contato." Intérpretes fluentes de letão, polonês e lituano o visitaram, sem conseguir uma resposta. Apesar de sua foto ter sido divulgada por jornais no exterior, não se avançou na solução do mistério. Cerca de 600 pessoas ligaram de distintos países, como Austrália e Canadá, para uma linha telefônica especial para localizar pessoas desaparecidas. Nenhuma, porém, fez uma identificação definitiva.

Ontem, um imigrante polonês em Roma, o mímico Dariusz Dydymski, que viu a foto do "homem do piano" num jornal, disse à polícia que seria um pianista de rua francês chamado Steven Villa Masson, com quem teria trabalhado em Nice, na França. Essa afirmação, porém, foi desmentida horas depois, quando Steven Villa Masson foi localizado pela imprensa em Nice.