Título: Corpo-a-corpo para barrar CPI
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2005, Nacional, p. A4

Mesmo tendo desistido de aprovar resolução recomendando a parlamentares petistas que assinaram o requerimento de criação da CPI dos Correios que retirem suas assinaturas, o comando nacional do PT continuará a trabalhar politicamente para que o façam. A informação é do presidente do partido, José Genoino. Ele negou ontem que a decisão de tirar o pedido do texto, tomada pelo diretório nacional no fim de semana, tenha sido demonstração de fragilidade do governo. O Campo Majoritário, formado pelas tendências moderadas que dominam a legenda, tinha maioria para impor a formulação, mas não o fez.

¿O PT, a direção nacional, está convencendo os parlamentares, para que retirem as assinaturas do pedido de CPI¿, afirmou o presidente do PT. ¿Estamos conversando com cada um, na base de mostrar que esta CPI é instrumento da oposição.¿

Na tensa reunião do diretório nacional, os petistas concluíram que o governo está ¿sob ataque da direita¿, mas houve divergências sobre a tática a seguir ¿ abafar a CPI ou apoiá-la. Representantes do Campo Majoritário atacaram a esquerda, especialmente os deputados Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP), que assinaram o requerimento de abertura da comissão. Eles foram acusados de pensar só em seus interesses e não terem esperado a bancada discutir o caso. Um dos mais críticos aos esquerdistas foi Professor Luizinho (SP).

¿O fato (a denúncia de propina nos Correios) apareceu no fim de semana¿, recordou Chico Alencar. ¿A coordenação da bancada não deliberou, a bancada não deliberou, e na terça o Roberto Jefferson (deputado do PTB, acusado de comandar o esquema de corrupção) assinou o pedido. Vai o PT, que não tem nada a ver com a história, a não ser o fato de o PTB ser aliado, e não assina?¿ Valente foi ainda mais direto: ¿Botaram os bate-pau para nos atacar¿, resumiu.

CONTRAPRODUCENTE De acordo com Chico Alencar, ¿seria contraproducente redigir uma resolução que não ia ser acatada¿. O texto final foi resultado de uma combinação de emendas apresentadas por ele, pelo senador Eduardo Suplicy (que falava em respeito por quem assinou o pedido), e por Valter Pomar, que não mencionava a possibilidade de assinar ou não o pedido de CPI. A mesa diretora juntou as propostas e suprimiu a recomendação de retirada.

¿Não havia condição política (de manter o pedido de retirada das assinaturas), porque a situação é delicada¿, disse Alencar. O requerimento pró-CPI já tem 19 assinaturas de petistas.