Título: 'Tucanos são vivandeiras da crise', diz Genoino
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2005, Nacional, p. A6

O presidente nacional do PT, José Genoino, disse ontem que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "está perdendo a cabeça" e atribuiu aos tucanos o papel de "vivandeiras de crise". Para Genoino, "os tucanos estão nervosos, preocupados e apressados, estão virando protagonistas agourentos porque eles não sabem ficar fora do poder". Suas declarações foram uma resposta do PT à comparação feita por FHC no sábado, durante o VII Encontro Estadual do PSDB paulista. Ao dizer que o governo Lula está sem rumo, FHC enfatizou: "Eles ficam rodando como peru bêbado em dia de carnaval."

"Não cabe a um ex-presidente da República usar uma expressão desse tipo", retrucou Genoino. "(Fernando Henrique) governou o Brasil durante 8 anos, entregou o País com extremas dificuldades para o PT. Estão aí os números da dívida pública, que cresceu muito, da inflação que estava correndo o risco de ficar em 17%, desemprego alto. O governo Lula está trabalhando sério para combinar estabilidade com crescimento, e o PSDB não se conforma com isso."

À tarde, ao receber informação de que Geraldo Alckmin (PSDB) havia acusado o PT de "tergiversar em vez de prestar contas", Genoino apontou suas críticas para o governador paulista. "Quem devia prestar contas era o Alckmin, sobre a crise da Febem, o número de seqüestros em São Paulo e as 44 CPIs que o PSDB não deixa instalar na Assembléia Legislativa. Ele é quem devia prestar contas disso."

O presidente do PT disse que Alckmin "tem uma maneira de posar de bonzinho." Para ele, o comportamento do tucano "é só aparência". Segundo Genoino, "na verdade, eles (tucanos) estão apostando no quanto pior, melhor, eles não querem o sucesso do Brasil no governo Lula, por isso ficam ouriçados".

Em seu desabafo, Genoino falou do assunto que tanto incomoda o PT, a CPI dos Correios. "Eles não sabem fazer oposição, por isso estão fazendo deste debate sobre a CPI uma oportunidade política para ficar como agourentos, de quanto pior melhor. Portanto, é inaceitável que um ex-presidente da República use as expressões que usou, da maneira que usou, da postura que usou."

Ele afirmou que o PT não teme a CPI. "O governo Lula não teme investigação até porque está fazendo", declarou. "O que nós não vamos é dar aval para uma CPI que legitimamente a oposição quer transformar num instrumento político de desgaste de nosso governo. O PT não vai fazer a ingenuidade de ser avalista de uma estratégia da oposição. A oposição está no papel dela. Ela não está preocupada com investigação dos Correios, mas em criar uma cabeça-de-ponte para desgastar nosso governo."

Para o líder petista, "já tentaram várias vezes" desestabilizar seu partido e o governo Lula. "Numa época, diziam que o PT era autoritário; não pegou. Numa época, diziam que os programas sociais não eram bons; não pegou. Numa época, diziam que a política econômica não ia dar certo; está dando certo. E agora vêm com um discurso que, no meu modo de entender, é artificial; e o nome correto é este: os tucanos estão virando vivandeiras de crise."