Título: No MSN, 25%fazem fofoca de trabalho
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2005, Economia, p. B16

Estudo inglês mostra também que 80% das conversas são com amigos e parentes

Uma pesquisa divulgada esta semana pela Akonix mostra que a utilização de programas de conversa instantânea, grande parte das vezes, é feita apenas para diversão, e não trabalho. O estudo, focado na Inglaterra, mostra que pelo menos 25% dos usuários os utilizam para fazer fofocas no trabalho e, entre jovens de 18 a 29 anos, 80% têm o programa para conversar com amigos e familiares durante o serviço. No Brasil, a utilização destes softwares nas empresas também já é comum. "Mas este tipo de programa tem o mesmo poder de distração de um telefonema, ou até mais, porque, às vezes, a gente não tem limite para parar de conversar", diz o assistente comercial Giancarlo Arena. Ele conta que aprendeu a se controlar depois que o departamento de informática da sua empresa detectou que ele usava durante muito tempo a internet. Seu chefe foi avisado: "Era tão rotineiro que não percebia. Meu superior me alertou e pediu que eu usassse menos, aí aprendi a me controlar", diz.

Já Mariana Caló, estagiária da Produtora Profile, também acha que o MSN pode atrapalhar, mas consegue ignorar bem as conversas quando precisa. Além disso, ela cita a economia de pulsos telefônicos: "A empresa tem filial em São José do Rio Preto e me pedem para ficar conectada, pois é muito melhor para nos comunicarmos de forma mais barata".

De acordo com Ricardo Moncayo, desenvolvedor da TCP do Brasil, o MSN nem sempre é aproveitado nas empresas como deveria. "É mais uma desculpa para que as pessoas tenham contato com seus amigos a qualquer momento", diz. Hoje, ele acha que as conversas atrapalham, pois tem novas funções e muito trabalho. No entanto, ele diz que na área de informática há um momento em que é necessário um descanso. "É preciso se distrair e conversar com pessoas. Para isso, o MSN é muito bom".