Título: D. Claudio: 30 anos como bispo
Autor: Claudia Ferraz
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2005, Vida&, p. A14

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Cláudio Hummes, comemorou 30 anos de ordenação episcopal e 7 anos de atuação na Catedral da Sé em missa realizada ontem. Ele celebrou também o lançamento do selo em homenagem ao papa João Paulo II, morto em 2 de abril. "Na verdade eu não queria uma comemoração, mas quero agradecer a Deus essa vocação e essa missão que me entregou. Peço que Ele acolha todos os seus operários, como eu, e me dê a força para ser um melhor pastor", disse o cardeal. "Ofereço a minha vida em serviço de Deus, do seu povo e de toda a humanidade."

D. Claudio foi nomeado bispo de Santo André em 1975. Menos de dois anos depois, foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza e voltou para São Paulo apenas em 1998. Desta vez na capital, assumiu a vaga deixada pelo cardeal d. Paulo Evaristo Arns, que havia renunciado por motivo de idade.

"É muito o que d. Cláudio fez para a Igreja e para o povo, como a construção do respaldo da catedral e o Centro de Apoio ao Trabalhador (Ceat)", elogiou o cônego Severino Martins.

Como bispo de Santo André, ele assumiu posição corajosa durante o regime militar. Apoiou as greves dos metalúrgicos, defendeu os trabalhadores presos e abriu as portas das igrejas para a realização de assembléias, quando os sindicatos foram fechados pelo governo. Preocupado com a justiça social e com a defesa dos direitos humanos, o arcebispo denunciou a violência e manifestou seu apoio aos moradores de rua.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediu a bênção do cardeal e o parabenizou pela simplicidade e capacidade de amar. "Como São Francisco de Assis, d. Cláudio é pastor da simplicidade, pastor do amor, do povo de rua e dos necessitados."

D. Cláudio recebeu também homenagens do bispo alemão d. Franz Grave, presidente da Ação Episcopal Adveniat, obra de cooperação e de solidariedade entre as igrejas particulares na Alemanha e as igrejas latino-americanas.

Depois da missa, José Alves de Araújo, de 32 anos, que mora na rua há dois anos, surpreendeu d. Cláudio e desabafou sua situação. "Moro na rua porque não tenho outra opção", disse, chorando.

SELO

Foi lançado ontem na catedral o selo comemorativo do papa João Paulo II, criado pelo artista Fernando Lopes. Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, cada selo custa R$ 0,80 e a tiragem é de 5 milhões de exemplares. "Representando os cerca de 100 mil funcionários, estamos orgulhosos em homenagear o papa e também os 30 anos do arcebispo de São Paulo", disse Marcos Antônio Vieira da Silva, um dos diretores dos Correios.

Em Aparecida, o Santuário Nacional iniciou ontem as orações preparatórias para a celebração de Corpus Christi, na quinta-feira. Pelo menos 100 mil pessoas compareceram à basílica.