Título: Destino de Virgílio também está na pauta
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2005, Nacional, p. A18

Além da crise PTB/Correios, outro tema polêmico deve esquentar o clima do encontro do diretório nacional do PT. O destino do deputado Virgílio Guimarães (MG), que à revelia do governo lançou-se candidato à presidência da Câmara, enfrentando o nome oficial do Planalto, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), está na pauta hoje. Virgílio, a quem se atribui a derrota do governo para Severino Cavalcanti (PP-PE), terá 15 minutos para fazer sua defesa oral - a escrita já foi enviada ao partido - e tentar convencer os membros do diretório a não referendar a decisão da executiva, que propõe suspendê-lo das atividades partidárias por um ano.

"Vou estar lá e usar a palavra", confirmou Virgílio, que prefere não fazer previsões sobre seu futuro. Sabe-se, porém, que dificilmente a punição recomendada pela executiva nacional não será acatada. "Não conversei com ninguém do meu partido sobre o assunto. Simplesmente vou estar lá", desconversou ele. Ao longo de outros 15 minutos, caberá ao secretário de Organização do PT, Gleber Naime, defender a suspensão do parlamentar, conforme definiu a executiva petista em março.

O Processo de Eleição Direta (PED) do PT, marcado para setembro, e no qual serão escolhidos os novos presidentes da legenda também está na pauta do encontro deste fim de semana. A disputa interna, no entanto, deve rechear os debates de amanhã. Até ontem, seis petistas já haviam registrado suas candidaturas para o comando nacional da sigla, hoje nas mãos de José Genoino, candidato à reeleição pelo Campo Majoritário.

Além dele, já estão na disputa a deputada Maria do Rosário (RS), da tendência de centro Movimento PT, e quatro candidatos da esquerda petista: o deputado gaúcho Raul Pont, da Democracia Socialista, principal corrente de esquerda, com 17% de representatividade; Plínio de Arruda Sampaio, por um grupo de correntes menores, entre elas a Ação Popular Socialista; Markus Sokol, pela tendência O Trabalho; e Valter Pomar, terceiro vice-presidente do PT, pela Articulação de Esquerda.