Título: Milhares de xiitas pedem a retirada das forças dos EUA
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2005, Internacional, p. A22

Milhares de seguidores do clérigo radical xiita Muqtada al-Sadr protestaram ontem contra a ocupação militar americana do Iraque e entraram em choque com as forças de segurança iraquianas que receberam ordens para reprimir a manifestação. Os protestos ocorreram de forma coordenada em várias cidades, como Nassiriya, Kufa e Najaf. Nesta última, os manifestantes agitavam exemplares do Alcorão - o livro sagrado dos muçulmanos e insultavam os Estados Unidos. Era uma resposta à suposta profanação do Alcorão por militares americanos na base naval de Guantánamo, em Cuba, durante interrogatório de presos islâmicos acusados de terrorismo.

Al-Sadr, que em agosto comandou uma insurreição armada contra tropas americanas em Najaf, mandou pintar bandeiras dos EUA e de Israel na entrada das mesquitas para que fossem pisoteadas ontem pelos fiéis na tradicional oração da sexta-feira.

Nos choques com a polícia iraquiana pelo menos oito pessoas ficaram feridas com gravidade. Esse não foi o único incidente registrado ontem no Iraque.

No bairro de Shula, zona norte de Bagdá, um carro-bomba explodiu causando a morte de três soldados iraquianos e ferimento em seis. Integrantes da Guarda Nacional, os soldados participavam de uma operação de patrulha pelo bairro. Esse atentado foi reivindicado pela célula iraquiana da Al-Qaeda, chefiada pelo terrorista jordaniano Abu Musab al-Zarqawi.

Na zona sul da capital, outro carro-bomba explodiu diante de uma mesquita xiita pouco antes do início das orações do meio dia, matando três iraquianos.

Na província de Al-Anbar, apontada como coração de insurgência no Iraque, rebeldes iraquianos atacaram uma patrulha do Exército americano, matando dois soldados. O Pentágono não divulgou a identidade deles.