Título: Marina promete queda em 2006
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2005, Vida &, p. A30

Desmatamento é anterior à ação do governo, diz a ministra

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse ontem que os números de desmatamento da Amazônia, que mostraram nessa semana que houve um crescimento de 6% em relação a 2004, foram coletados antes do programa nacional de combate ao desmatamento ter sido iniciado, no ano passado. Depois da avalanche de críticas sofridas pelo governo pelo contínuo crescimento do desmatamento, Marina prometeu que, em 2006, os números cairão. "Não queremos estabilidade, não queremos que fiquem em 26, 25 mil hectares. Queremos que os números caiam e em 2005 vão cair. Temos um plano de governo, não são ações pirotécnicas", disse a ministra. Marina explicou que as ações do plano começaram a tomar forma a partir do segundo semestre do ano passado, inclusive com a liberação de recursos e a implantação de bases operacionais na Amazônia. Os dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), usados para a projeção de desmatamento, foram coletados de agosto de 2003 até agosto de 2004.

"Intensificamos em mais de 80% as ações de fiscalização nos Estados e já obtivemos resultados. O desmatamento caiu em cinco Estados. Agora, vamos ampliar o trabalho em Mato Grosso e Rondônia, onde houve crescimento, e tenho certeza que vamos ter resultados." A ministra respondeu as críticas do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, mas disse que pretende continuar trabalhando com o Estado. Maggi atribuiu a culpa do crescimento da devastação em seu Estado ao governo federal, que não tem fiscalizado as áreas com menos de 300 hectares.

O Estado tem a responsabilidade de fiscalizar e licenciar as propriedades de mais de 300 hectares. De acordo com Marina, Mato Grosso recebeu um alto investimento do governo federal e hoje tem o melhor sistema de monitoramento de desmatamento do País. Ainda assim, Mato Grosso é hoje responsável por 48% das áreas desmatadas entre 2003 e 2004. Em 2003, esse índice era de 42% e em 2002, era 35%.

"Queremos de fato resolver o problema. Mato Grosso conta com o melhor sistema de monitoramento por satélite, recebeu os maiores investimentos do governo federal para fazer o licenciamento e a fiscalização é responsável pelas propriedades com mais de 300 hectares. Todavia, o governo federal estará intensificando cada mais as operações em Mato Grosso e estamos convocando o governador para, no lugar de ficar procurando culpados, assumirmos as responsabilidades."