Título: 'Pegaram pesado', afirma governador
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2005, Vida &, p. A30

DESPROPÓSITO: O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), rechaçou acusações da imprensa britânica que o chamou de "rei do desflorestamento" e "estuprador da floresta". "Eu acho a acusação forte, exagerada e despropositado. Eu pessoalmente, na minha empresa (Grupo Amaggi), não temos feito nenhum desmate nos últimos anos", afirmou o governador. "Acho que pegaram pesado e exagerado e nós vamos fazer a nossa defesa e os protestos formais a esses jornais", disse Maggi, alegando que está sendo usado como "bode expiatório". Segundo ele, o Estado tem crescido em média 8% ano e por isso tem sofrido ataques. Maggi disse que não foi procurado pelo diário britânico The Independent e acusa o Greenpeace de fazer a campanha contra o Estado na Europa e nos Estados Unidos. "É um exagero. Os jornais sensacionalistas fazem isso para vender matéria."

Em nota, Maggi informou que o governo de Mato Grosso não se responsabiliza pelo desmatamento na Amazônia. "O governo do Estado responde apenas pelo que acontece dentro do território de Mato Grosso e nas áreas sob sua responsabilidade no tocante à fiscalização", diz a texto.

Na nota, o governador cita que, no que diz respeito à legislação ambiental, "deve-se esclarecer que as áreas menores de 300 hectares são de responsabilidade do Ibama, órgão fiscalizador do governo federal. No ano de 2004, considerando áreas de até 300 hectares, portanto de responsabilidade do Ibama, a quem compete proceder o licenciamento, foram desmatados 748 mil hectares".

Em relação às áreas maiores que 300 hectares, de responsabilidade do governo de Mato Grosso, foram desmatados um total de 890 mil hectares.

Desse montante, 400 mil hectares foram desmatados de forma legal, ou seja, com o devido licenciamento. Os 490 mil hectares restantes foram desmatados sem licenciamento ambiental e a resposta do governo de Mato Grosso se deu com multas. O texto da nota informa que em 2004 foram lavrados 755 autos de infração, gerando multas no valor de R$ 77 milhões.