Título: Bird deve priorizar avanço econômico
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/05/2005, Economia, p. B10

O Banco Mundial (Bird) deve reorientar seus empréstimos para programas que promovam o crescimento econômico, incluindo investimentos em infra-estrutura e projetos de desenvolvimento, em vez de manter a ênfase dos últimos anos no financiamento de programas de apoio a reformas de políticas sociais nos países em desenvolvimento. A recomendação é do Departamento de Avaliação de Operações do Bird, unidade independente que faz auditoria interna sobre a qualidade e eficácia das políticas do banco. O documento é uma crítica à prioridade quase que exclusiva que o banco deu aos programas de reformas sociais, principalmente em educação e saúde, na gestão de James Wolfensohn, abandonando o apoio aos projetos de infra-estrutura. Dia 1.º, ele entrega o cargo para o ex-vice-secretário da Defesa americano Paul Wolfowitz.

Pelo relatório, uma maior atenção a políticas que levem a taxas de crescimento mais altas permitiria ao Bird obter melhores resultados do que os dos últimos dez anos no cumprimento de seu principal objetivo: redução da pobreza.

O texto foi bem-recebido por economistas e representantes dos países em desenvolvimento, que se preocupam com a possibilidade de o banco virar centro de pesquisa.