Título: Requerimento para criar a comissão ganha mais 24 adesões
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA A oposição entregou ontem mais 23 assinaturas de deputados que apóiam a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara e do Senado para investigar denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Desse total, 18 adesões são de deputados de partidos da base aliada: nove do PMDB, três do PTB, duas do PT, duas do PL e duas do PC do B. Ao todo, 24 deputados aderiram ontem à CPI - o deputado João Paulo Gomes da Silva (PL-MG), que havia retirado seu nome, voltou a assiná-lo. As adesões também cresceram no Senado: o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) assinou o pedido. Ontem à noite, o requerimento tinha os nomes de 242 deputados e 50 senadores. "Temos mais três assinaturas que ainda vamos apresentar. É impossível que o governo consiga retirar tantas assinaturas para barrar a CPI", afirmou o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA). As três assinaturas que deverão ser apresentadas hoje são de pefelistas baianos: Gerson Gabrielle, Marcelo Guimarães e José Carlos Bacelar.

"O governo pode gastar o dinheiro que quiser, mas a CPI já é fato consumado. Quem retirar a assinatura e receber dinheiro de emenda ao orçamento vai ter sua foto publicada no jornal", completou ACM Neto.

Apesar de as adesões estarem crescendo, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), está confiante de que conseguirá impedir a criação da CPI. "Acho possível haver a retirada de assinaturas em número suficiente. O tempo é naturalmente curto tanto para retirar quanto para aumentar o número de assinaturas", ponderou o líder petista.

Para criar a CPI mista são necessárias as assinaturas de 171 deputados (do total de 513) e 27 senadores (de 81). "O governo não vai conseguir retirar tantas assinaturas. Nem mesmo com métodos heterodoxos", disse o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou para amanhã, às 10h, a leitura do requerimento de criação da CPI dos Correios. Os parlamentares têm até a meia-noite de amanhã para retirar ou acrescentar assinaturas ao pedido de CPI.

Se for confirmada a criação da CPI, Renan Calheiros vai enviar ofício aos líderes partidários pedindo a indicação dos nomes de deputados e senadores que vão compor a comissão, que terá 16 senadores e 16 deputados. SP