Título: 'Falar em peru bêbado foi provocação explícita', diz Genoino
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2005, Nacional, p. A9

O presidente nacional do PT, José Genoino, acusou ontem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "de disseminar avaliações políticas enganosas" com o intuito de antecipar a disputa eleitoral do ano que vem. Na avaliação do dirigente petista, o objetivo do ex-presidente é uma tentativa "de insuflar artificialmente uma suposta crise institucional, já que havia declarado antes que o País se encaminhava para um ambiente com essas características". "Se essa é a sua intenção, trata-se de irresponsabilidade política", apontou Genoino. Em nota, o presidente do PT disse ainda que o ex-presidente tem esse tipo de atitude por estar "tomado pelo despeito e pela inveja" das realizações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente nacional do PT voltou a criticar a postura de Fernando Henrique Cardoso, que, no sábado, durante encontro do PSDB paulista, disse que o governo Lula "parece peru bêbado".

"Não se trata apenas de uma inadequação da boca de um ex-presidente da República nem apenas de arrogância, conduta que o caracteriza desde quando exercia a Presidência. Ele exercitou um grosseiro ato de provocação explícita", disse o dirigente petista.

PEDESTAL

Sem citar nominalmente nenhum outro integrante do PSDB, Genoino declarou, no portal do PT na internet, que os adversários, "principalmente alguns líderes do PSDB", têm adotado "postura de irresponsabilidade política, demagógica, de vivandeiras de crise e arautos do quanto pior melhor".

José Genoino classificou ainda os tucanos de "fariseus". "São fariseus porque não falam nada do que está acontecendo em Rondônia, com envolvimentos dos deputados do PSDB e do PFL (em pedido de propina) e do próprio governador do PSDB (Ivo Cassol) ".

Mais tarde, em entrevista, o petista voltou a criticar o ex-presidente Fernando Henrique. "Ele desceu do pedestal e se tornou um militante tucano."