Título: Credicard entra na briga do crédito pessoal
Autor: Vera Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2005, Economia, p. B6

A Credicard, maior emissora de cartões de crédito do País, com 7,6 milhões de clientes, vai disputar com as financeiras o mercado de empréstimo pessoal. A partir deste mês, começa a oferecer empréstimos pessoais parcelados em até 12 vezes, independentemente do limite de crédito do cliente. "A idéia é dar uma opção de crédito rápida para os portadores de cartão e com juros mais baixos em relação ao mercado", diz o superintendente-executivo de Marketing da Credicard, Fernando Chacon. As taxas vão variar de 3,9% a 9,5% ao mês. Nas financeiras, estão em torno de 11,60%, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Os juros são mais baixos, segundo Chacon, porque a empresa já tem o histórico do comportamento do portador do cartão. "Os bons pagadores têm taxas mais baixas e não são obrigados a carregar os inadimplentes." Atualmente, os clientes da Credicard podem parcelar a fatura do pagamento no rotativo (20% de entrada e o restante na próxima fatura) ou o valor total em sete pagamentos, com juros, em ambos os casos, que vão de 4,7% a 11,9% ao mês.

O alvo da empresa - que no ano passado faturou R$ 17,6 bilhões - é trazer para o crédito pessoal 2,5 milhões de clientes, das classes B, C e D, disputados pelas financeiras e com grande potencial de crescimento.

O mercado de empréstimo pessoal movimentou no ano passado 54,1% das operações de crédito no País, seguido pelo cheque especial, com 15,3% e pelos cartões de crédito com 12,4%. O crédito direto ao consumidor (CDC), oferecido pelo varejo para financiamento de bens duráveis, teve 8,6% de participação.

Além da Credicard, a American Express (Amex), que atende a um perfil de renda mais elevada, entrou no mercado de empréstimo pessoal há cerca de dois anos. Com juros de 3,25% a 5,5% ao mês, a Amex não divulga sua base de clientes, mas diz que em abril a solicitação de empréstimo pessoal bateu recorde e cresceu 45% em relação a igual período de 2004. O empréstimo pessoal, nas duas empresas, é liberado em até 24 horas.