Título: Planalto tem culpa pela crise, diz Mercadante
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/05/2005, Nacional, p. A5

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), responsabilizou ontem o Palácio do Planalto pela crise na base parlamentar que fortaleceu o movimento pela abertura da CPI dos Correios no Congresso. "Esta é uma crise preanunciada. O governo não tem olhado para o Congresso como deveria. Os partidos têm de participar mais do governo. Os ministros têm de olhar para o Parlamento", afirmou Mercadante, três horas depois de encerrada a sessão do Congresso marcada para instalação da CPI. "O Parlamento não é só importante para os ministros quando há algum projeto de interesse do Executivo." Segundo ele, este é um momento de reflexão para os governistas. A virada no modo como o governo tem se relacionado com o Congresso e sua base é uma reivindicação antiga das bancadas do PT na Câmara e no Senado.

No Senado, não há uma reunião na qual senadores petistas deixem de reclamar com os líderes Mercadante e Delcídio Amaral (PT-MS) da falta de atenção do governo com os problemas do Legislativo e com suas reivindicações. Nem, por isso, segundo Mercadante, a bancada do PT no Senado tem se comportado de forma hostil. Para os petistas, esse exemplo de fidelidade ao governo é algo que tem de ser valorizado pelo Planalto.

Uma prova dessa fidelidade é a decisão de ontem da bancada dos 13 senadores de resistir às pressões para assinar o requerimento de CPI dos Correios, rompendo com convicções e posições ideológicas. "A atitude do PT foi partidária. Sei que para alguns senadores essa foi uma decisão muito difícil", declarou. Na bancada, 7 senadores, entre eles Cristovam Buarque (DF), Eduardo Suplicy (SP) e Paulo Paim (RS) defendiam o apoio à CPI. Segundo ele, na volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do exterior há um encontro com a bancada petista no Planalto como forma de marcar o início de uma nova forma de relacionamento.