Título: Eduardo Jorge abre guerra contra procuradora
Autor: Eugênia Lopes, Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/05/2005, Nacional, p. A9

Ex-ministro do governo de Fernando Henrique Cardoso, o funcionário aposentado do Senado Eduardo Jorge Caldas Pereira decidiu se vingar da procuradora Janice Ascari e, há dois dias, trabalha incansavelmente para derrubar sua indicação ao Conselho Nacional do Ministério Público (Conamp). Eduardo Jorge distribuiu um dossiê contra a procuradora para cerca de 50 senadores com a acusação de que Janice o perseguiu politicamente e mentiu em depoimento no Senado, em agosto de 2000, sobre os motivos que levaram o Ministério Público a investigá-lo. "Estou apenas informando os senadores sobre a candidatura da procuradora Janice Ascari ao conselho do Ministério Público", desconversou Eduardo Jorge. O ex-secretário-geral da Presidência de Fernando Henrique passou toda a sessão do Congresso, em que foi lido o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, à cata de senadores para convencê-los a votar contra a indicação de Janice. Puxava os senadores em um canto e argumentava que a procuradora era uma mentirosa. A votação para o Conamp deverá ocorrer na próxima semana no Senado.

A obstinação de Eduardo Jorge está causando constrangimentos para a cúpula do PSDB. Segundo tucanos, ele não se cansa de fazer ameaças de sair do PSDB do Distrito Federal, do qual é presidente, com estardalhaço e acusar o partido de estar sendo conivente "com uma pessoa que mentiu". Quer a garantia de que os tucanos votarão em bloco contra a indicação da procuradora. Cautelosos, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) decidiram marcar um encontro com o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, para conversar sobre a procuradora. Mas Eduardo Jorge insiste em participar do encontro.

"Vamos avaliar os argumentos do ex-ministro contra a procuradora", disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (RN), um dos que receberam o dossiê. Segundo ele, Eduardo Jorge está disposto a participar de uma acareação com Janice Ascari. "Vou comunicar à minha bancada essa história para cada um avaliar o seu voto para o Conamp", observou o pefelista.