Título: Eduardo Jorge diz que não quer vingança
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2005, Nacional, p. A9

Ex-secretário da Presidência garante que é contra indicação de procuradora ao CNMP porque ela não tem perfil adequado

Secretário-geral da Presidência de Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge Caldas Pereira disse ontem que não quer se vingar da procuradora Janice Ascari, indicada para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nos últimos dias, Eduardo Jorge conversou com senadores para tentar convencê-los a rejeitar o nome de Janice para compor o órgão que terá entre suas funções fiscalizar os integrantes do MP.

"Como cidadão brasileiro, estou informando os senadores sobre as condições da procuradora para ocupar um cargo específico. Não é verdade que eu estou me vingando da procuradora", afirmou. "Ela não tem perfil (para ocupar o cargo)."

Segundo Eduardo Jorge, Janice teria mentido durante depoimento no Senado sobre os motivos que levaram o MP a investigá-lo.

A procuradora chefiou as investigações sobre a suposta participação de Eduardo Jorge no esquema de desvio de verbas para a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Só que jamais foi comprovado que o ex-secretário da Presidência tenha tido alguma responsabilidade nas irregularidades.

"Estou provando que ela faltou com a verdade, descumpriu com os deveres do MP e, então, não pode ocupar o cargo de quem vai fiscalizar o MP", afirmou.

'REPARAÇÃO'

"Esse cargo é de fiscal de abusos do Ministério Público. O que me move não é vingança, é reparação."

Eduardo Jorge esteve na quarta-feira com o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, conversando sobre a indicação de Janice para o CNMP.

Indagado sobre a opinião do procurador a respeito de suas ponderações, o ex-secretário disse que não poderia falar.

"Ele tentou me convencer de que ela é uma pessoa correta", declarou Eduardo Jorge.

SEM CONSTRANGIMENTO

O ex-secretário tucano negou que o seu trabalho de tentar convencer os senadores a rejeitarem o nome de Janice esteja causando constrangimentos para a cúpula do partido.

"Estou falando com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que é campeão de defesa de Eduardo Jorge nos últimos cinco anos. Não precisaria constrangê-lo", disse, esclarecendo que não é presidente do PSDB do Distrito Federal.

Eduardo Jorge também garantiu que não pediu que os tucanos votem em bloco contra a indicação da procuradora. Segundo ele, isso seria primário.