Título: Marcha reúne 2 milhões de evangélicos na Paulista
Autor: Camila Anauate, Simone Menocchi, Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2005, Vida &, p. A13

Quatro milhões de pés pisaram ontem sobre o anticristo em plena Avenida Paulista. O bordão "pisa na cabeça do inimigo" foi repetido pelos cerca de 2 milhões de fiéis que participaram da 13.ª Marcha para Jesus, segundo estimativas da Polícia Militar. O evento, promovido pela Igreja Apostólica Renascer em Cristo, já é considerado a maior marcha evangélica do mundo. Foi a primeira vez que a marcha tomou a Paulista. As edições anteriores ocorreram na zona norte. O evento começou às 10 horas na Avenida Doutor Arnaldo, na Estação Clínicas, e se concentrou em frente do prédio da TV Gazeta. A caminhada foi seguida por shows de 29 bandas gospel que só terminaram à noite. "Há alguns anos a marcha já é o maior evento de São Paulo e a cada ano nossa expectativa é superada", afirmou Estevam Hernandes, apóstolo da Renascer.

Na multidão que invadiu a Paulista, da Rua da Consolação até a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a diversidade era grande: adventistas, batistas, presbiterianos e até carismáticos. Evangélicos de interior paulista e de outros Estados também engrossaram a massa que cantou, dançou e rezou por horas, sob sol. "Estava faltando o povo de Deus invadir a Paulista. E você pode ver: não tem briga ou quebra-quebra", disse o publicitário Carlos Roberto Santos, de 34 anos.

Os jovens eram maioria na festa, que não teve bebidas alcoólicas. A diversidade era grande: punks, skatistas, adolescentes de cabelos pintados ou com dread look, crianças, bebês e idosos. Houve até cachorros com a camiseta-símbolo da marcha.

"Tem muitas igrejas que reprimem o jeito do jovem agir. Aqui ele se sente bem porque pode pular, dançar e louvar do jeito dele", explicou a estudante Thammy da Luz, de 16 anos. "O povo que não é evangélico acha que a gente não se diverte, mas a música gospel é muito interessante", disse Marilene Mendes, de 36 anos, que foi à marcha com a filha Daniele, de 12, ver os shows. Edilaine Nascimento dos Santos, de 19 anos, esteve nas três últimas edições e sempre ficou até o final. "Só vou embora quando o apóstolo falar amém."

O atendimento de emergência recebeu cerca de 600 pessoas com problemas como pressão baixa, desidratação e ferimentos leves. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) reprimiu os camelôs que vendiam água e lembrancinhas. Até as 16 horas, cem deles tiveram as mercadorias recolhidas. o e Claudia Ferraz