Título: Milhões vão às ruas e igrejas no dia de Corpus Christi
Autor: Camila Anauate, Simone Menocchi, Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2005, Vida &, p. A13

O dia de Corpus Christi levou ontem milhões de pessoas às igrejas e ruas de todo o Brasil. Em São Paulo, o arcebispo d. Claudio Hummes realizou de manhã uma missa na Praça da Sé, em frente da catedral, para cerca de 10 mil fiéis. O cardeal abordou o tema da festa, a Eucaristia, que leva as pessoas a perceber "o pão que falta aos outros". Em outra região da cidade, multidão maior assistia ao "showmissa" celebrado pelo padre Marcelo Rossi e pelo bispo de Santo Amaro, d. Fernando Figueiredo, na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, perto do Santuário do Terço Bizantino. "Vamos agradecer a Deus pelo bom tempo", disse padre Marcelo para cerca de 45 mil pessoas. "A festa hoje teve um ânimo diferente por causa da forte chuva que abalou a cidade. Se não pensarmos nos outros, de nada adianta a comunhão", explicou. Ele e d. Fernando conduziam o público com músicas religiosas, intercaladas com orações e trechos bíblicos. A celebração terminou com a procissão.

No interior, também foram realizadas várias celebrações. No Santuário Nacional de Aparecida, a missa solene foi celebrada às 9 horas pelo arcebispo d. Raymundo Damasceno Assis. Cinco romarias participaram da cerimônia, entre elas das dioceses de Mogi das Cruzes e Santo André. Quatro peregrinos de Heliodora (MG) andaram por uma semana para chegar à festa e foram recepcionados pelo arcebispo. Na missa das 10h30, houve procissão, acompanhada por cerca de 10 mil fiéis. Até domingo, segundo o Santuário, cerca de 130 mil romeiros devem passar pela basílica.

Também no Vale do Paraíba, aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam a festa em Caçapava, que segue a tradição de enfeitar as ruas para a procissão há 40 anos. Neste ano, um percurso de 3 quilômetros foi decorado com 80 toneladas de areia colorida com mil litros de tinta, além de casca de ovo, pó de café, macarrão e outros materiais. Mil e duzentas pessoas trabalharam por mais de dez dias para preparar a matéria-prima que enfeitou as ruas. Foram feitos mais de 40 tapetes seguindo temas como a fé, a vida de Jesus Cristo e a paz.

HOMENAGEM

No Rio, a celebração se tornou também uma homenagem aos 25 anos da primeira visita de João Paulo II ao Brasil. Milhares de pessoas se reuniram no Aterro do Flamengo, em frente do Monumento aos Pracinhas, mesmo local onde 400 mil fiéis entoaram pela primeira vez o coro A Bênção, João de Deus para o então papa, em 1980.

A celebração de ontem começou com uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha de França do Santuário da Penha, na zona norte, até o Aterro. Depois, houve shows de bandas religiosas e uma missa solene com participação do cardeal-arcebispo do Rio, d. Eusébio Scheid, e do arcebispo emérito do Rio, d. Eugênio Sales.

Em Brasília, 20 grupos de jovens de movimentos da arquidiocese confeccionaram um tapete de 125 metros com flores, pó de café, serragem, areia e palha de arroz coloridos na Esplanada dos Ministérios, onde ocorreu a festa.