Título: Bebida surgiu na China há 3 mil anos
Autor: Simone Iwasso
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/05/2005, Vida &, p. A14

Paralelamente ao registro histórico, várias lendas apareceram nos últimos 3 mil anos, desde que o chá começou a ser tomado no Oriente, para explicar sua origem. Numa dessas versões lendárias, um monge em vigília sem descanso adormeceu enquanto meditava. Quando despertou, irritado com seu descuido, arrancou os próprios cílios, que, jogados na terra, se enraizaram e se transformaram em um arbusto cujas folhas, depois de secas, nunca mais o deixariam dormir. Menos poética e mais realista, a versão histórica mais aceita atribui a criação do chá a um imperador chinês que teria fervido algumas folhas da Camellia sinensis com um pouco de água e descoberto seus efeitos estimulantes.

No entanto, apesar de sua origem milenar, a bebida começou a ser tomada no Ocidente por volta de 1.500, quando Portugal e Espanha iniciaram colônias na China e a Holanda passou a fazer o comércio entre os dois mundos. Era então uma bebida nobre, consumida só pelas elites desses países.

Mais de um século depois, quando houve uma crise nas plantações de café da Inglaterra, o país resolveu plantar chá na Índia e no Sri Lanka, pois a mistura do chá preto com o leite tinha uma cor interessante e poderia ser uma substituta do café. Foi quando o chá se popularizou e os ingleses criaram o costume, mantido até hoje, de misturar a bebida ao leite.

No Brasil, foi d. João VI quem mandou trazer mudas de chá importadas da China para ser plantadas no Rio.