Título: Conab passa a estimar safra de cana-de-açúcar
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2005, Economia, p. B5

BRASÍLIA - A partir desta semana, o Brasil contará com um número oficial para a safra de cana-de-açúcar. Na terça-feira, dia 31, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ampliará sua área de atuação e divulgará sua primeira estimativa para a safra atual, 2005/06, de cana. As pesquisas de campo que permitirão indicar o tamanho da produção nacional foram feitas entre os dias 16 e 20 de maio, durante o período de colheita. A Conab tem tradição nas previsões para a produção de grãos e café. A idéia de estimar a produção de cana-de-açúcar partiu do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Ter informações sobre a safra é fundamental, pois, em primeiro lugar, o Brasil tenta incrementar as exportações. O Japão, destino da última visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, é o grande objetivo do governo brasileiro em termos de comércio de álcool. A adição optativa de 3% de álcool à gasolina gera, só por parte do Japão, demanda de 1,8 bilhão de litros de álcool por ano. O governo japonês avalia a possibilidade de tornar a mistura obrigatória.

Na Coréia do Sul, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, respondeu a uma bateria de questões sobre o etanol, entre elas a previsão de safra. Os japoneses também estão muito cautelosos quanto a iniciar a importação do etanol, porque temem falhas no abastecimento. Uma previsão segura de safra ajudaria a diminuir as desconfianças.

No mercado interno, as perspectivas também são promissoras para o álcool, resultado da demanda crescente por carros bicombustíveis, que podem ser abastecidos por álcool e gasolina. Além disso, a condenação dos subsídios concedidos pela União Européia ao açúcar também pode resultar em aumento das exportações brasileiras. "O governo precisa ter um número seu, oficial, e não basear-se só em estimativas da iniciativa privada", comentou o diretor de Logística da Conab, Sílvio Porto.

De acordo com a Conab, 72 técnicos estão envolvidos no trabalho. Nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Alagoas, o levantamento foi auxiliado pelo sistema Geosafras, de acompanhamento por satélite. Nos Estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Goiás, foram feitas entrevistas com produtores.

Além do tamanho da safra de cana-de-açúcar, a Conab também vai informar o destino da matéria-prima: produção de álcool combustível, cachaça ou açúcar, dado importante para elaborar políticas públicas para o setor. Um adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) calculou que a produção brasileira será de 407 milhões de toneladas na safra 2005/06, novo recorde pela quarta safra consecutiva.