Título: Bangalore, a irmã mais rica das cidades indianas
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2005, Economia, p. B6

BANGALORE, ÍNDIA - Cercada por parques e com ruas arborizadas, a cidade de Bangalore, no Estado de Karnataka, é invejada por outras cidades indianas desde os tempos da colonização britânica. Com clima ameno, a 1,7 mil quilômetros de Délhi, a capital, Bangalore foi escolhida como sede do exército inglês. Depois da independência virou sede da indústria aeroespacial. Hoje é a capital do software e da tecnologia de informação na Índia. É lá que estão as sedes de colossos indianos como Wipro, Infosys e Mphasis e multinacionais como Philips, IBM e Intel. Sozinha, Bangalore responde por um terço das exportações de software da Índia, que este ano devem bater em US$ 16 bilhões. A cidade concentra ainda 265 mil trabalhadores nos setores de tecnologia, o que significa que um em cada três indianos que trabalha nessa área vive por lá. É uma posição tão privilegiada que cidades como Chennai, a antiga Madras, a 294 quilômetros de distância, correm atrás do prejuízo e tentam criar ambiente semelhante para atrair novas empresas de alta tecnologia.

"Hoje já temos condições de disputar investimentos. Nosso Estado, Tamil Nadu, tem 265 faculdades de engenharia que formam 60 mil novos profissionais todos os anos. É uma massa crítica que tem atraído empresas como Nokia e GM", explica Devasena Anand, executiva do escritório regional da Confederação da Indústria Indiana em Chennai.

De certa forma, Bangalore hoje se ressente do próprio sucesso. Há 50 anos a cidade tinha 800 mil habitantes. Hoje beiram os 7 milhões. Ao mesmo tempo que concentra edifícios reluzentes cercados de gramados impecáveis, como a Milennia Towers, o International Tech Park ou a sede da Wipro, em Eletronics City, Bangalore abriga centros de negócios bastante peculiares como o Car Parts Market, uma ruela no centro da cidade que recebe carros velhos para serem desmontados e revendidos aos pedaços. "Nesses lugares dá para se montar um carro inteiro", brinca o motorista Baal Raj.

Andar pela cidade é um tormento, com um trânsito caótico, ainda mais engarrafado pelas obras de uma via expressa elevada que há 3 anos entope Bangalore. Ainda assim, poucas cidades são tão cosmopolitas como a capital de Karnataka. Com seus shopping centers, indústrias e uma classe média tremendamente influente, Bangalore é uma prova concreta da Índia que dá certo. Seus habitantes gostam de contar, que num único dia do ano passado, as concessionárias de carros de Bangalore venderam 4 mil automóveis novos, marca até hoje inigualada pelas outras cidades indianas.