Título: Um país vendido como se fosse produto
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2005, Economia, p. B6

INDIA INC.: O governo indiano está patrocinando uma forma ousada de divulgar o país no exterior. Cerca de US$ 30 milhões foram investidos nos últimos dois anos para criar e promover a marca India Inc., como se o país fosse um produto. Para esse fim, criou-se uma entidade sem fins lucrativos mantida pelo governo e a Confederação da Indústria Indiana e batizada como Fundo de Divulgação da Marca Índia (Ibef, em inglês). "Até recentemente os fabricantes de produtos manufaturados feitos na Índia não valorizavam a origem e algumas vezes até tentavam camuflá-la como forma de vencer o preconceito dos consumidores no exterior", explica Darshan Singh conselheiro do Fundo. "Com o sucesso da indústria de tecnologia, descobriram que a origem indiana pode ser uma poderosa alavanca para outros produtos."

E os indianos não estão brincando. Montaram um site e publicaram uma série de brochuras dirigidas a investidores em que juntam estudos de consultorias especializadas como a Ernst&Young e de bancos como Goldman Sachs e Morgan Stanley para provar o quanto a nova Índia é viável.