Título: Em Santos, contêineres para EUA vão ser escaneados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2005, Economia, p. B10

Os contêineres que embarcarem no Porto de Santos (SP) com destino aos Estados Unidos serão, a partir de julho, vistoriados por uma máquina similar a um scanner, que permite ver o que há em seu interior. A medida faz parte do programa americano de combate ao terrorismo chamado Iniciativa de Segurança de Contêineres. Além de prevenir atos terroristas, a medida deve ajudar no combate à pirataria, ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro, disse o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, ao assinar o acordo de adesão ao programa com o embaixador dos EUA, John Danilovich.

Com a inclusão do Brasil no programa, os contêineres verificados terão descarregamento prioritário no destino. O programa começa a operar experimentalmente este ano, mas só estará totalmente implementado em 2006, quando o Brasil deve adquirir mais duas máquinas. A primeira, avaliada em US$ 2 milhões, será emprestada pelos EUA.

Cinco funcionários do governo americano trabalharão no Porto de Santos e outros cinco do governo brasileiro participarão do processo de descarregamento em Miami.