Título: Barreiras contra China: decretos, só no fim de junho
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2005, Economia, p. B10

Os decretos regulamentando a adoção de salvaguardas (barreiras comerciais) contra a China só serão assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de junho, informou ontem o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior, Mário Mugnaini. Os técnicos do Comitê Executivo de Gestão, órgão vinculado à Câmara, se reunirão em 2 de junho para elaborar os textos, que passarão pelo crivo da Casa Civil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, serão editados dois decretos - para têxteis, válido até 2008, e outros produtos, válido até 2013.

Mugnaini se reunirá nos próximos dias com representantes do governo chinês para discutir o comércio bilateral - os produtos mais sensíveis para o Brasil são têxteis e calçados. A audiência foi solicitada pela Embaixada da China na sexta-feira, quando o governo Lula anunciou a decisão de regulamentar o mecanismo de salvaguardas - providência já adotada pelos Estados Unidos e Europa. No mesmo dia, a China anunciou que sobretaxaria as próprias exportações de têxteis para evitar barreiras comerciais de outros países.

Mugnaini lembrou que a decisão de regulamentar as salvaguardas é uma medida de segurança para o Brasil que não necessariamente será aplicada.