Título: Na sede do PTB, suspeito escapa de depoimento
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2005, Nacional, p. A7

BRASÍLIA A Polícia Federal procurou ontem, sem sucesso, o ex-diretor de Administração dos Correios, o ex-deputado Antônio Osório Batista, para ouvi-lo no inquérito em que investiga o esquema de corrupção mostrada por Maurício Marinho na gravação da fita de videocassete revelada pela revista Veja. Osório foi procurado em Salvador e Brasília. Apesar de não ter sido encontrado pela polícia, Osório estava em Brasília, onde participou, durante toda a tarde, da reunião da Comissão Executiva Nacional do PTB, na sede do partido, na Asa Norte.

A PF queria encontrar Osório para intimá-lo a comparecer, ainda ontem à Polícia Federal para explicar as suspeitas de que, como chefe hierárquico de Marinho, teria participação no esquema.

Osório deverá ser indiciado no mesmo inquérito em que, ontem, seu assessor, Fernando Godoy, prestou depoimento à tarde, depois de Maurício Marinho.

A Polícia Federal e o procurador Bruno Acioli, que acompanha as investigações, chegaram a pedir a prisão temporária dos três, mas o juiz Cloves Barbosa de Siqueira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, recusou, alegando que ainda faltava indícios que caracterizassem a formação de uma quadrilha.

Osório não está legalmente impedido de deixar o País, mas a Polícia Federal distribuiu um comunicado para todos os aeroportos avisando que há uma intimação à sua espera. Se for encontrado, ele será cientificado que precisa prestar depoimento. Caso se recuse, por duas vezes, a atender a intimação, o delegado poderá então determinar a sua condução coercitiva, à força, a um órgão da Polícia Federal.

O delegado Luís Zampronha de Oliveira recebeu ontem uma mala com documentos e disquetes de computadores apreendidos na casa e num suposto escritório de Osório, em Salvador.

A polícia informou ainda não sabe se há informações que possam esclarecer as suspeitas de corrupção.