Título: Pesquisa mostra potencial de crescimento para candidatos tucanos
Autor: GUilherme Evelin e Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2005, Nacional, p. A8
A pesquisa feita pela Ipsos-Brasil para o PSDB mostra que existe um espaço para que possíveis candidatos tucanos enfrentem Lula ano que vem. José Serra, que teve o melhor desempenho, vence Lula nas Regiões Sul e Centro-Oeste e empata no Norte; Geraldo Alckmin bate Lula com grande vantagem em São Paulo; e Aécio Neves vence o petista, também com larga diferença, em Minas Gerais. Serra, no entanto, tem menor potencial de crescimento do que Alckmin e Aécio. Com estes dados, as conclusões são óbvias: se são largamente aprovados em seus Estados, basta que Alckmin e Aécio mostrem suas realizações em outros Estados para serem reconhecidos como governantes eficientes.
Na pesquisa de primeiro turno, Serra conseguiu o melhor índice perdendo para Lula por 42% a 24%, mas indo para o segundo turno. Alckmin alcançou 12%, contra 44% de Lula, mas dependendo das outras candidaturas, não iria para o segundo turno. Aécio conseguiu 7%. contra 45% de Lula, e também não iria ao segundo turno. Mas num hipotético segundo turno com Lula, o melhor resultado voltou a ser de Serra, mas os três possíveis candidatos (Alckmin, Aécio e FHC) têm um bom desempenho.
De todos, no entanto, o que mostrou maior potencial de crescimento em outros Estados foi Aécio Neves. A pesquisa mostrou outro dado que animou os tucanos: 48% dos eleitores acham que o presidente Lula merece um segundo mandato, mas iguais 48% acham que ele não deve ter uma segunda chance e declararam que não votariam nele.