Título: 'Não tenho nada a esconder', diz Carvalho
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2005, Nacional, p. A12

Gilberto Carvalho garantiu ontem que está à disposição dos promotores para depor. "Não tenho nada a esconder, não tenho razão nenhuma para não comparecer", anotou o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Desde o início desse caso lamentável (a morte de Celso Daniel) fui daqueles que batalharam com tudo para que a verdade viesse à tona." Carvalho ressaltou que não recebeu o convite, que a promotoria de Santo André mandou pelo correio. Ele disse que ainda não se sente em condições para fazer qualquer declaração sobre o dossiê que teria enviado a Celso Daniel porque não viu os papéis. Observou que considera fato normal o documento ter sido apresentado pela família ao Ministério Público três anos e meio depois da morte do prefeito. "Não acho estranho, mas sinceramente eu não me lembro desse envelope. Só vendo o conteúdo para puxar pela memória."

O assessor especial de Lula anotou que já manteve conversa reservada com os promotores que investigam a execução de Celso Daniel. "Não me neguei a ter uma conversa informal com os promotores. Foram mais de duas horas de reunião, ocasião em que expus tudo aquilo que a minha consciência mandou, tudo o que eu sabia", ele assinalou.

Carvalho ressaltou que viu Celso Daniel pela última vez uma semana antes do crime. "Posso assegurar que o Celso e o Sérgio (Gomes da Silva, apontado pelos promotores como mandante do crime) mantinham relações absolutamente tranqüilas", declarou o assessor de Lula.