Título: 'Objetivo claro é desgastar o governo'
Autor: João Domingos, Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2005, Nacional, p. A4

O líder do PT na Câmara, Paulo Rocha (PA), é claro ao afirmar que a oposição quer desgastar politicamente o governo Lula com a CPI dos Correios. Para ele, a oposição já está no palanque eleitoral. Rocha reconhece que tentar abafar a CPI desgasta o governo e o PT. O líder vai levar à bancada a proposta de discutir que punição poderá ser dada aos 14 deputados que assinaram o pedido de CPI. A revista Veja traz mais ingredientes às denúncias dos Correios. A dificuldade aumentou?

O objetivo da oposição é querer investigar o governo Lula. Não querem investigar a situação dos Correios. O objetivo claro é desgastar o governo Lula e antecipar as eleições. Isso ficou claro na reunião do PSDB e no discurso do líder Alberto Goldman (SP) quando falou "vamos à vitória companheiros, queremos derrotar o presidente Lula nas urnas".

A campanha 2006 já começou?

Já, por parte da oposição. Da nossa parte temos de dar conta do governo. A economia está indo, mas temos de consolidar o processo de desenvolvimento, do crescimento. Não podemos colocar por terra todo o processo conduzido pelo presidente Lula que tem gerado em média 100 mil empregos por mês, enquanto no governo de Fernando Henrique Cardoso essa média era de 9 mil. O País está recuperando os investimentos em infra-estrutura e combatendo os problemas sociais. Quanto ao combate à corrupção, as quadrilhas estão sendo desbaratadas pela Polícia Federal e o Ministério Público nunca foi constrangido pelo governo em seu papel de independência. O País está funcionando e o governo está fazendo a parte dele. O PT e o governo não temem investigação.

O governo e o PT vão tentar obstruir a CPI?

Vamos usar todos os espaços regimentais para assegurar que a CPI dos Correios, com os objetivos que a oposição quer, não funcione. Não queremos que a CPI seja um palanque nem uma polarização entre governo e oposição para desgastar o governo.

Pode ser mais claro?

Vamos usar o regimento. Usar os 30 dias para indicar os membros da comissão, por exemplo.O PT e o governo vão dar quórum para permitir as reuniões da comissão?

Isso seráum processo que ainda vamos discutir. Temos uma reunião amanhã (hoje) para tratar dessas questões, mas temos também de discutir na CCJ a constitucionalidade do requerimento de CPIMas essa não é uma questão polêmica na própria base?

Muitos líderes dizem que esse recurso não deve ir em frente. Vamos analisar isso. Vamos verificar a amplitude do requerimento, além de fato determinado, específico dos Correios.

Esse não é o caminho mais difícil, já que além da operação na CCJ será necessário que a decisão passe por votação na sessão conjunta do Congresso?

É difícil, mas é um caminho que vai se buscando. Ainda vamos discutir melhor a estratégia.

Não fica ruim para a imagem do PT e do governo tentar obstruir os trabalhos da CPI?

É um desgaste. Ser governo tem um ônus. Queremos o melhor para o País, para o funcionamento das instituições. Não vamos deixar de governar o País. A responsabilidade de ser governo tem o bônus e o ônus. Temos de ter a coerência. É o que se exige hoje do PT. Não queremos deputados que só querem o bônus.

Os 14 deputados que assinaram o pedido de CPI devem ser punidos?

Vamos discutir isso. Fato é que os companheiros não esperaram a decisão da bancada para assinar o requerimento e, no final, não foram solidários com a bancada.