Título: 'As acusações são dos aliados de Lula'
Autor: João Domingos, Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2005, Nacional, p. A4

O líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderá o respeito e o diálogo com a sociedade se não houver a investigação pelo Congresso das denúncias de suposto esquema de corrupção nos Correios. Ele avisa que a oposição não acusará ninguém sem provas e que, até agora, todas as declarações graves contra o governo partiram de aliados do Palácio do Planalto. A CPI dos Correios vai atingir o governo?

Espero que não atinja o núcleo do governo. Obviamente o governo será atingido porque a CPI é em uma célula do governo, mas não temos a intenção de atingir o núcleo do governo. A revista Veja desta semana trouxe revelações extremamente graves. No momento em que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) afirma que, se for incriminado pela CPI, levará com ele o ministro José Dirceu, Delúbio (secretário de Finanças do PT, Delúbio Soares) e Sílvio Pereira (secretário-geral do PT), é muito grave. Não estamos prejulgando ninguém, mas é muito grave. Quando o líder do governo no Congresso, Fernando Bezerra (PTB-RN), fala que há um esquema nos Correios, é coisa grave. Vamos fazer uma CPI de respeito para buscar a verdade.

O que essas revelações mudam na condução da CPI?

As novas suspeitas mostram à sociedade a necessidade de se apurar as denúncias para que o governo continue tendo o respeito e o diálogo com a sociedade. As declarações acusatórias não são da oposição, mas dos aliados de Lula.

A oposição já subiu no palanque e está em campanha para 2006?

Ninguém sobe no palanque sem candidato. O único candidato até agora e que está em campanha desde que assumiu a Presidência é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele faz campanha até no Japão. Quem está em campanha é ele e não nós.

Mas a campanha já começou?

Na democracia, todos os políticos estão sempre em campanha. Não temos candidatos. Temos a intenção de cumprir o nosso dever e o nosso papel de oposição. Quando um deputado na oposição cumpre o seu dever está fazendo política. O governo faz campanha quando faz inaugurações. O problema do presidente Lula é que ele não tem nada para inaugurar nem para mostrar.