Título: Presidente é comparado a Collor
Autor: José Antonio Pedriali
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2005, Nacional, p. A5

Álvaro Dias diz que Lula estimula corrupção em seu governo . "O presidente Collor tinha um PC; o presidente Lula tem vários", acusa o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), ao se referir às denúncias de corrupção nos Correios. Segundo ele, a CPI irá comprovar o que o "mundo político" de Brasília já constatou "há muito tempo": a "relação de promiscuidade entre o Executivo e o Legislativo". Dias, que é vice-presidente nacional do PSDB, recorre ao tesoureiro de Fernando Collor, Paulo César Farias, o PC, já morto - que foi o pivô do processo que levou à cassação do ex-presidente -, para apontar a existência de "pelo menos" uma diferença entre os dois chefes de governo: o presidente Lula "tem barba".

Para ele, Lula é, em última instância, o responsável pela corrupção no governo porque se tornou um presidente "contemplativo, dócil e preguiçoso", estimulando-a "por sua ausência de autoridade".

"O tumor estava crescendo, agora explodiu", define Dias, para quem o esquema de corrupção não se limita aos Correios e os responsáveis "estão muito próximos do presidente Lula". "É preciso uma assepsia geral, e a CPI fará isto", disse. "O governo conseguiu barrar outras investigações porque estava forte; agora não: está sem base parlamentar e desacreditado."