Título: Principais reclamações: tarifas, juros e filas
Autor: Renée Pereira, Colaborou: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2005, Economia, p. B3

Não é sem motivos que os bancos andam preocupados com a sua imagem perante a população. Juros altos, tarifas elevadas e morosidade no atendimento são as deficiências mais freqüentes apontadas pelos clientes. O administrador de empresas Carlos Alberto Silva, de 41 anos, reclama das tarifas elevadas. Entre taxas e CPMF, ele gasta R$ 600 por mês. "Tudo é cobrado." Silva conta que chegou a pensar em pagar os funcionários da sua empresa em dinheiro, mas pondera que isso não é possível por questão de segurança.

O administrador acha que é necessário que os bancos reavaliem as tarifas para os clientes. Essa também é a opinião do agente de turismo Sinval Ponchi Júnior, de 29. "Os bancos têm de se adequar à nova realidade. Eles só querem o venha a nós e não perdem nada. Existe hoje muita desigualdade."

Além das tarifas desproporcionais, Ponchi argumenta que os juros elevados contribuem para a construção de uma imagem negativa das instituições. Ele, por exemplo, paga juros de 12% ao mês por recursos obtidos no crédito pessoal.

O agente de turismo considera a taxa elevadíssima, mas diz que acabou aceitando a proposta de cobrir o cheque especial migrando para um empréstimo pessoal no mesmo banco por comodidade. "Não fiz cotação de taxa de juro em outros bancos." Resultado: vai ter de desembolsar R$ 3 mil só em encargos financeiros por um crédito de R$ 12 mil.

Ponchi também reclama da lentidão do atendimento bancário. "Gasto cerca 5 horas por semana na fila de banco. É um tempo que eu poderia usar para exercer a minha função principal, que é vender pacotes turísticos." Ele observa que os caixas trabalham bem, mas são poucos para dar conta do grande número de clientes. Na semana passada, entrou em vigor em São Paulo uma lei que prevê punição aos bancos que deixarem os clientes esperando na fila mais de 15 minutos em dias comuns.

Já o advogado Oswaldo Marcatto, de 71 anos, acha que os bancos têm uma boa imagem. Até mesmo as tarifas, consideradas elevadas por boa parte dos clientes, ele julga razoáveis. "Acho o custo operacional dos bancos baixo em função da segurança que proporcionam."