Título: Brasil vai vender tecnologia do etanol
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2005, Economia, p. B6

INTERCÂMBIO: Depois de acompanhar o presidente Lula na viagem à Coréia do Sul e Japão, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, seguiu para a Nova Zelândia e Austrália. Na primeira parada, vai conhecer o sistema de financiamento privado a para pesquisa de ponta em agropecuária. Na segunda, vai tentar vender tecnologia para a fabricação do etanol. "Os australianos têm cana-de-açúcar e queremos ver se eles se interessam em produzir álcool", afirmou o ministro, dias antes da viagem. "Assim, sobra mais mercado de açúcar para nós."

Não que produzir álcool seja mau negócio. Os orientais, a seu modo metódico, estão interessados em incluir o etanol em sua matriz energética para reduzir a poluição e o efeito-estufa, segundo compromissos assumidos no Protocolo de Kyoto.

No entanto, os japoneses não querem ficar dependentes do Brasil, que desponta como o grande fornecedor mundial do produto. Sabedores dessa situação, os negociadores brasileiros estão, desde o ano passado, tentando convencer outros países a também produzirem etanol, de modo a transformá-lo numa commodity.

A tecnologia brasileira para produção de etanol foi oferecida a países tão diferentes como China, Vietnã, Cuba e Haiti.