Título: Para China, salvaguarda do Brasil seria uma traição
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2005, Economia, p. B6

GENEBRA - O governo chinês não poupa crítica à uma eventual imposição de salvaguardas contra os produtos têxteis da China pelo Brasil. "Seria como apunhalar um amigo pelas costas", afirmou o embaixador chinês Sha Zukang, chefe da missão de Pequim perante as organizações internacionais em Genebra. Há uma semana, o Brasil regulamentou a lei que permite o uso de salvaguardas contra produtos chineses, o primeiro passo para o estabelecimento de novas barreiras caso o setor privado e o governo optem por tal medida. No último dia 1.º de janeiro, as cotas para o comércio de produtos têxteis foram retirados por um acordo concluído há exatos dez anos.

Como esperado, os chineses passaram a aumentar sua participação nos mercados e os produtores europeus, americanos e de outros países se queixam de prejuízos milionários. Vários governos, como o da Europa e Estados Unidos, já iniciaram investigações para a imposição de novas barreiras contra os chineses.

Em Bruxelas, a Comissão Européia também faz estudos internos para avaliar até mesmo o comércio de calçados entre o bloco e os chineses.