Título: Exército apreende 10t de drogas na fronteira
Autor: João Naves de Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2005, Nacional, p. A12

A apreensão de mais de 10 toneladas de drogas - cocaína pura e maconha paraguaia prensada, entre outras - foi o maior resultado da primeira fase da Operação Jauru, realizada sábado e domingo pelo Exército Brasileiro em 2,3 mil quilômetros de fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. São 9,8 mil quilos de maconha, 119 quilos de cocaína, 4,3 mil bolinhas de haxixe e 5 quilos de crack. Segundo informações do Comando Militar do Oeste, os trabalhos tiveram pleno êxito e terminarão no próximo domingo.

Nessa primeira investida atuaram 4,5 mil homens das Forças Armadas e da fiscalização fazendária, além de órgãos de segurança pública federais e estadual. Foram instalados 55 Postos de Apoio à Repressão de Ilícitos na Fronteira, patrulhas em estradas vicinais, patrulhas fluviais e patrulhamento aéreo com helicópteros. Nessas ações, foram vistoriados 2.609 veículos e constatadas dezenas de infrações, que resultaram na prisão de algumas pessoas.

A integração de forças é denominada Comando Combinado Jauru, e serve também para treinamento. Durante o período, o Exército reforça a fiscalização da fronteira entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com os países vizinhos, que neste ano abrange faixa que vai do município de Comodoro (MT) ao município de Guairá (PR).