Título: Circulação de jornais cresceu 2,1% em 2004
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2005, Economia, p. B8

A circulação mundial de jornais cresceu 2,1% no ano passado, e a receita publicitária subiu 5,3%, o melhor resultado em 4 anos, informou Timothy Balding, diretor-geral da Associação Mundial de Jornais (WAN, da sigla em inglês). "Foram 12 meses extraordinariamente positivos para a indústria jornalística global", acrescentou. "Os jornais estão passando por um renascimento, com novos produtos, novos formatos, novos mercados, melhor distribuição e melhor política de marketing". Na abertura do 58.º Congresso Mundial de Jornais e do 12.º Fórum Mundial de Editores, em Seul, a WAN fez um relato do mais completo levantamento da indústria feito até hoje, envolvendo todos os países e territórios em que são impressos jornais - 215, no total. Gavin O'Reilly, presidente do Conselho Gestor da entidade, disse aos 1.300 participantes que "os meios impressos de comunicação defenderam-se com êxito da concorrência do rádio, da televisão e da nova era digital. Investimos milhões em equipamentos de produção, somos líderes em merchandising, investimos milhões em nossas marcas e nos dirigimos agressivamente ao consumidor".

Os números divulgados pela WAN são, em muitos casos, surpreendentes. São vendidos por dia, nos 215 países e territórios, 395 milhões de jornais; o número de leitores chega em torno de 1 bilhão; o número de diários cresceu 2,1% em 2004; três quartos dos 100 jornais mais vendidos do mundo são publicados na Ásia; a China superou o Japão como o país com o maior número de publicações; o japonês Yomiuri Shimbun, com suas diversas edições, é o jornal de maior circulação no mundo, com 14.067.000 de exemplares por dia; os 5 maiores mercados são China (93,5 milhões de exemplares diários), Índia (78,8 milhões), Japão (70,4 milhões), Estados Unidos (55,6 milhões) e Alemanha (22,1 milhões); a participação dos jornais na publicidade global caiu de 30,5% em 2003 para 30,1%, mas ele continua sendo o segundo veículo preferido das agências, perdendo só para a TV.

Quanto ao Brasil, a WAN diz que a circulação subiu 0,8% em 2004, mas caiu 17,2% nos últimos 5 anos.