Título: Governo e oposição vêem motivos para comemorar
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Nacional, p. A4

O resultado da pesquisa CNT/Sensus foi comemorado pela oposição, mas também muito festejado pelo Palácio do Planalto. Um ministro disse: "Significa que o transatlântico continua firme rumo ao porto. Isso é muito importante para a manutenção da base aliada". Despachando a cerca de 3 quilômetros do Planalto, na sede do partido, e depois de conversar com diversos ministros, o presidente do PT, José Genoino, disse que o resultado superou a expectativa. "Pensávamos que ia ser muito pior, devido ao momento complicado. Os índices são muito favoráveis a nós", disse.

Todos temiam que um resultado desastroso levasse os partidos da base a abandonar o governo, que deixaria de representar certeza de reeleição no ano que vem.

Para os parlamentares do PSDB e do PFL, o apoio da população à abertura da CPI, como revela a pesquisa, será usado como argumento para pressionar os parlamentares da base aliada a trabalhar contra a ofensiva do governo para inviabilizá-la.

Os oposicionistas avaliam que, num ano pré-eleitoral, os parlamentares estão mais sensíveis aos apelos dos eleitores, já que se deslocam mais para suas bases.

Segundo o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), os políticos não querem se desgastar e, portanto, são potenciais aliados contra a derrubada da CPI. Acredita ainda que é o governo o principal prejudicado ao continuar tentando impedir a CPI.