Título: Ministério fez reunião secreta na segunda
Autor: Tânia Monteiro e João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Nacional, p. A6

Todos os 19 ministros do PT participaram na noite de segunda-feira de um jantar na casa da secretária nacional dos Direitos da Mulher, Nilceia Freire. O encontro serviu para que os petistas discutissem a estratégia que o governo deve adotar para enfrentar a ameaça da CPI dos Correios. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, falou do temor de que o agravamento da crise política acabe por contaminar a economia. Palocci avaliou que o momento atual é muito diferente de fevereiro de 2004, quando veio à luz o escândalo Waldomiro Diniz, funcionário da Casa Civil fulminado pela divulgação de uma fita na qual apareceia pedindo propina ao empresário de jogos Carlinhos Cachoeira.

"Naquela época, em que a economia ia muito bem, não tivemos nenhum problema. Agora a situação é diferente", disse Palocci aos demais ministros, de acordo com o relato de um dos participantes do jantar.

Na avaliação de Palocci, é tarefa de todos os integrantes do primeiro escalão empenhar-se para dar mais coesão à base do governo no Congresso. Só assim, disse o ministro da Fazenda, será possível evitar que o Planalto fique refém de uma CPI. "A maioria no Congresso, de qualquer jeito, é muito importante. Não podemos abrir mão dela", afirmou Palocci, conforme outro integrante do Ministério.

O jantar deixou claro que a maioria dos ministros do PT apóia a atuação de Palocci na área política. Há os que consideram que ele corre riscos ao assumir a ofensiva anti-CPI, mas mesmo esses admitem que se Palocci for vitorioso se tornará ainda mais poderoso. Se ele fracassar, dizem, pelo menos terá trabalhado para defender o governo num fase delicada.