Título: Desmatamento é culpa da política de Lula, diz 'NYT'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2005, Nacional, p. A11

O jornal americano The New York Times, um dos mais influentes do mundo, publicou ontem um editorial criticando o direcionamento desenvolvimentista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá à política ambiental - posição que, segundo o diário, é responsável pelo novo índice alarmante de desmatamento realizado na Amazônia Legal. O texto elogia a visão de alguns membros do governo, especialmente da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, porém critica o "carismático presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que deve convencer a si mesmo e à oligarquia agrícola de seu país que a floresta tropical não é uma commodity a ser explorada para ganho particular".

Há duas semanas, o governo federal divulgou o índice de desmatamento referente ao período entre agosto de 2003 e agosto de 2004: 26.130 quilômetros quadrados, o segundo maior desde o início dos registros. Apenas no biênio 1994/1995 houve uma devastação maior, de 29.059 quilômetros quadrados de floresta.

De acordo com o editorial, intitulado A Amazônia em perigo, leis modernas de proteção ao ambiente são insuficientes para conter o processo de destruição, "motivo de preocupação global desde a década de 1980, quando surgiram fotografias por satélite documentando queimadas generalizadas" da floresta.

"A Amazônia parece em grande parte imune à lei, particularmente num país onde há escassez de policiais para exigir o cumprimento da lei, onde o crescimento econômico parece se sobrepor a tudo e onde poderosos políticos locais tendem a ter mais influência que o governo federal."

O jornal também cita como vilão do desmatamento o crescimento da soja na região, incentivado pela demanda chinesa e européia pelo grão, especialmente em Mato Grosso - Estado responsável por 48% do desmatamento no período 2003/2004. Sobram críticas ao governador Blairo Maggi (PPS), cujo Estado responde por 48% do desmatamento registrado no período. "Acontece que o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, é também seu rei da soja."

A imprensa européia foi a primeira a reagir aos novos números. O jornal britânico The Independent publicou um artigo chamado O estupro da floresta... e o homem por trás disso, crítica direta à política de Maggi e ao corte das matas para alimentar o cultivo de soja.